Interpretar Arouca


Ao longo de mais de meio ano tive a honra e o privilégio de ser Intérprete do Arouca Geopark e de apresentar Arouca e as suas maravilhas a quem nos visita.
Percorri inúmeros quilómetros de estrada, passadiços e percursos pedestres, com o objetivo máximo de ostentar cada recanto deste território classificado pela UNESCO. E fi-lo sempre com o maior orgulho que um arouquense pode ter.
Nada me enche mais a alma do que poder mostrar tudo o que sei aos mais diversificados públicos. Acompanhei academias seniores, escolas, empresas e grupos de amigos que, imbuídos de boa disposição e sempre com uma enorme vontade de querer saber mais, me deixaram grato por poder honrar os pilares de qualquer geoparque: a geoconservação, a geoeducação e o geoturismo.
Calcorreei feliz cada pedaço desta terra, observei fauna e flora surpreendendo-me com cada espécie e encontrei-me com a história, com a cultura e com as ciências nos 41 geossítios e em tantos outros arqueossítios deste território.
Deixo agora as minhas funções pausadas na certeza de que tudo o que sei é "uma gota num oceano", que tive a melhor escola e que um dia voltarei às funções que desempenhei até aqui. E voltarei porque tudo o que sei não pode ficar guardado só para mim.
O Guia Intérprete.