Arouca com orgulho
Há mais de duas décadas que Arouca ambicionou o desenvolvimento e, reinventando-se todos dias, foi trilhando um caminho de sucessos.
A determinação é a chave do triunfo para tudo e foi essa determinação que tornou esta pequena vila guardada entre as montanhas, moderna, pujante, dinâmica e atrativa, como os arouquenses ousam, orgulhosamente dizer.
Sim, orgulhosamente, porque este "orgulho arouquense" é apregoado "aos sete ventos" por aqueles que são de cá, pelos que são de cá mas vivem fora e ainda pelos que escolheram Arouca para construir casa, família e vida.
Arouca é hoje um município onde é bom viver, onde se respira ar de qualidade e onde o património natural se mostra nas inúmeras relíquias a céu aberto. O cultural, apresenta-se como aquele que nos define enquanto povo que sempre viveu e cresceu à "sombra" do seu convento, sabendo aliar a tradição à pressão da sociedade moderna, mantendo vivo o legado dos nossos antepassados.
Viver em Arouca, é hoje mais do que nunca, viver em contacto com a natureza e em simbiose com o passado, com o presente e com o futuro. E só o é, porque não nos deixamos ficar no caminho mais fácil, o do comodismo que, mais tarde ou mais cedo, dá lugar ao esquecimento, muito caraterístico do Portugal rural.
Arouca é cultura, é história, é património, é um exemplo para o país e para o mundo e, desde que é reconhecida pela UNESCO, pelo valioso património geológico que agrega, soube juntar a cultura e a identidade à ciência, tornando-se esta aliança, a alavanca para o desenvolvimento do território.
Só quem é de cá sabe como o ser é um motivo de orgulho.